domingo, novembro 13, 2005

Ver com ajuda

Comprei os meus primeiros óculos com 5 anos. Muito cedo. Usei óculos quase toda a minha vida. Nesta altura estou mais do que habituada. De tal maneira que da unica vez que experimentei lentes de contacto tive que ir a correr comprar uns óculos de sol sem graduação. Não conseguia andar na rua sem óculos. Sentia-me desprotegida.
Quando fui mãe fartei-me de testar a visão dos meus filhos. O João via aparentemente bem. Aos 6 anos descobrimos que não era bem assim. Tem hipermetropia, mas é uma coisa minima e é muito provavel que passe com o crescimento. Nem conseguimos que use os óculos que lhe comprámos, está sempre a deixá-los por tudo quanto é sitio. A verdade é que não precisa deles.
Com a Sofia a situação é bem diferente. Muito cedo percebi que não via bem. Tinha dificuldade em identificar as pessoas ao longe e via televisão sempre muito próximo. Quando ela tinha dois anos falei com um amigo oftalmologistaque me recomendou que esperasse. Diz ele que quanto mais tarde mais exacto é o diagnóstico e desde que não parecesse prejudicar o quotidiano... O mês passado a educadora queixou-se de que a Sofia trabalhava sempre com o nariz em cima do monitor do computador e a cara em cima dos desenhos.
Para resumir, que isto já vai longo, os óculos chegaram ontem. É hipermetropia e astigmatismo e numa quantidade significativa. Para já, seguem-se 3 meses sem tirar os óculos. Ou como diz a Sofia, tira-se para a natação, para tomar banho e para dormir.



Amanhã estreia-se com os óculos na escola. Um ano mais cedo do que o que me aconteceu a mim. Está feliz da vida, a achar-se uma princesa. Espero que os outros também a achem. Espero que já não existam caixas-de-óculos no mundo.

2 comentários:

Perola Granito disse...

Olá! Passei para te desejar uma boa semana. As novidades continuam em grande lá no nosso cantinho. O Natal está quase a chegar... beijinhos

Anónimo disse...

Ai...ai, socorro! AInda ontem vi a tua (nossa) bébé e hoje ela está com uma ar de menina crescida! E que bem que lhe ficam os óculos!! Fico aqui a fazer "figas" para que tudo lhe corra bem, sempre!

beijinhos grandes,