terça-feira, agosto 30, 2005

Regresso às Aulas

Pois é, hoje que me apresento na E.B.1 Cá do Sítio, onde voltei a ficar colocada. Acordei muito cedo, já com a cabeça cheia de planos e estratégias e desejante que me atribuam uma sala para começar a arrajar de acordo com o que imaginei. E portanto estou aqui, a fazer tempo para que abra a secretaria. A falta que estas duas horas de sono me vão fazer o resto do ano!

sexta-feira, agosto 26, 2005

Partir


Vou-me hoje embora da odiada vilazinha, depois daquelas que serão, possivelmente, as últimas férias na casa onde os meus pais viveram quase 30 anos. É uma casa grande, com um enorme terreno à volta, com relva e árvores de fruta. No Inverno é fria e húmida e costumo ficar doente só de cá dormir. No Verão é fresca, agradável e com muito espaço para as crianças correrem.
Agora vai ser vendida, por ser muito grande e muito cheia de recordações felizes de dias que não voltam, quando era habitada por um homem grande, de olhos quentes e sorriso fácil. Não vou sentir saudades da casa como ela é agora, mas vou sentir saudades da casa como foi, quando nos sentávamos na cama dos meus pais ao Sábado de manhã a ouvir o Pão com Manteiga. Ou quando nos reuniamos à volta da enorme mesa da casa de jantar, a festejar alguma coisa (muitas vezes o simples facto de estarmos juntos) e a comer a inevitável Sapateira à Moda do Pai e as benditas gambas, que a minha Mãe já não podia ver à frente.
De certa forma, o Verão passado teve mais sabor a último.

quarta-feira, agosto 24, 2005

As Férias da Empregada

A verdade é que não temos dinheiro para ir para o belo do Hotel. Ainda assim, as nossas férias a quatro foram muito agradáveis, no Sul, sem passar nem lavar roupa e apenas a loiça do pequeno-almoço para lavar, graças ao alto patrocínio da minha Mamã.
Mas acabaram e o Jp teve que voltar para o trabalho. Eu, como é sabido, desloquei-me à odiada vilazinha para dar mais férias aos pimpolhos. E eis-me perante a vida atarefada de empregada doméstica. É a roupa, é a loiça, o almoço, o jantar, o chão, o pó e o raio que o parta. Sendo o Jp o homem fabuloso que é, sempre que está, ajuda imenso. Mas, claro, ele está o dia todo a trabalhar!
E aqui estou eu, sem dinheiro para férias de hotel porque faço gato-sapato para ter empregada o ano todo, passo o ano a trabalhar e ainda substituo a empregada nas férias.
Eu sei que é falar de barriga cheia, que há quem não tenha empregada durante o ano e também não tenha dinheiro para as férias de hotel. Mas, curiosamente, a infelicidade dos outros não me faz sentir melhor. E agora vou beber um café, que já lavei e estendi roupa que chegue.

sábado, agosto 20, 2005

Baby Boy!

Há 9 anos estava a iniciar um dos dias mais marcantes da minha vida que culminou às 22.40h com a frase "4.100 Kg, temos um campeão!". Esta frase mudou a minha vida para sempre, em aspectos inimagináveis. Hoje tenho todas as razões e mais algumas para festejar!


quarta-feira, agosto 17, 2005

O meu Tio

Quando eu era pequena estava convencida que o meu Tio conseguia dormir em pé. Para dizer a verdade, acreditava que ele estava sempre a dormir. Só no início da adolescência percebi que aquele ar adormecido se devia a uma combinação de palpebras descaídas e uma calma inabalável. Uma calma maior que o mundo, que acabava por gerar um ambiente calmo à sua volta.
O meu Tio foi operado ao coração duas vezes nos últimos quinze dias e está, com a calma possível, a lutar valentemente pela vida. Força Tio!

domingo, agosto 14, 2005

Cheguei

Consegui, finalmente, arrastar-me até à odiada vilazinha. Consegui também ligar-me à net com o meu caderno novo. E consegui escrever isto. Três sucessos num dia. Fantástico.

sábado, agosto 13, 2005

quinta-feira, agosto 11, 2005

Cigarras

O calor aperta lá fora e o ar parado da Pseudo-cidade vibra com o canto das cigarras. A inércia instala-se. Eu sei que tenho que sair daqui, mas não consigo. A ideia de partir para a odiada Vilazinha mantem-me presa ao sofá, à cadeira, à cama. Tenho que engomar a roupa e fazer as malas. Devia partir hoje, mas já sei que não vou. Amanhã.

terça-feira, agosto 09, 2005

Regresso

Pronto, não é um regresso definitivo. Conto ir ainda esta semana para a vilazinha à beira-mar plantada, dar mais praia aos rebentos. Isto é, claramente, heróico da minha parte, uma vez que detesto a praia e a dita vilazinha.
A semana a Sul soube lindamente, voltámos todos tostados e descansados. A Sofia perdeu o medo da água e só quer piscina. E o João voltou muito mais velho, depois de ter aprendido a nadar e a andar de bicicleta.

Ver�o 2005

Tal como todas as proezas físicas, andar de bicicleta foi muito difícil para ele. Acabou por conseguir ao fim de três dias de quedas constantes, todo arranhado, com alguns hematomas e a bicicleta nova toda torta. Mas nunca desistiu. Nadar também não foi fácil, mas o meu filho é um grande herói e não desiste.


Conquista

Agora tem o resto do Verão para praticar, o que torna ainda mais importante a ida para a detestada vilazinha. E, mais uma vez, vou sem querer.